O município de Palmas, Sul do Paraná, deverá iniciar um projeto piloto no plantio de oliveiras, integrando agricultura, renda e meio ambiente. A iniciativa é do coordenador do projeto ambiental Proteja Uma Nascente, Edson Luiz Ferreira Kemes, em parceria com a unidade local do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) e outras entidades apoiadores do projeto.

  • Compartilhe no Facebook

O idealizador do projeto, Edson Kemes, buscou informações sobre a cultura no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Explicou Kemes que a intenção de fomentar a produção de azeitonas no município já era estudada há cerca de quatro anos, o que o levou a viajar para Gramado, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde há uma propriedade especializada nesse segmento.

Após conhecer a forma de manejo e as técnicas para o plantio, a intenção é, juntamente com os parceiros do projeto Proteja Uma Nascente, adquirir algumas mudas de oliveiras, específicas para o clima e condição geográfica de Palmas, para o inicio de um projeto de pesquisa, junto ao IAPAR.

Salienta que, futuramente, o objetivo é distribuir mudas para o desenvolvimento da produção de azeitonas, sobretudo em pequenas propriedades, porém, inicialmente, os trabalhos se concentrarão na pesquisa, na análise do comportamento e adaptação das plantas, para posteriormente, se realizar o trabalho de multiplicação das mudas.

Ouça a entrevista: