O município de Bituruna, Sul do Paraná, poderá contar com uma unidade demonstrativa de uvas em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Representantes da prefeitura biturunense, do Instituto Emater e produtores do município participaram do Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade, promovido pela Embrapa em Videira, no Oeste de Santa Catarina.

Na oportunidade, os representantes de Bituruna manifestaram interesse na instalação de uma unidade demonstrativa de três variedades de uvas. Conforme as negociações iniciais, a Embrapa doará mudas de cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia para produção em Bituruna. As variedades são uvas de mesa ainda não produzidas na região.

Segundo a Embrapa, a unidade demonstrativa serve para a exibição de resultados de tecnologias geradas, adaptadas ou adotadas por ela na forma de produto final. A instalação ocorre sob a supervisão de um dos centros de pesquisa da empresa, podendo ter a co-participação de órgãos de assistência técnica privada.