Agricultores familiares das comunidades de Volta Grande do Marrecas, Vargem Alegre e Vila Lobos comemoram a chegada de uma plantadeira comprada com recursos de uma emenda individual do deputado federal Assis do Couto (PT-PR). O parlamentar participou da cerimônia de entrega do implemento agrícola neste sábado (27), em Francisco Beltrão. “Com a chegada desta máquina todo mundo poderá plantar no tempo certo”, pontuou o agricultor Claudiomiro Panseira, 45 anos, da comunidade de Vila Boas. A ação deve beneficiar cerca de 40 famílias.

Assis explicou que a emenda individual é um instrumento muito importante para levar recursos federais às comunidades que mais precisam, mas, que, no entanto, “é necessário trabalhar muito para conquistar avanços na legislação e nas políticas públicas voltadas para agricultura familiar”.

A plantadeira foi comprada com recursos de uma emenda individual de mais de R$ 195 mil, que prevê a compra de outros equipamentos agrícolas para agricultores familiares do município.

Presidente da Associação de Volta Grande do Marrecas, João Bednarski contou que o uso da plantadeira será feito por meio de agendamento. “O benefício será muito grande, a plantadeira que tínhamos não funcionava mais”. Os agricultores precisavam alugar o equipamento o que gerava alto custo e atrasava o tempo do plantio.

Além de lideranças e agricultores, participaram do evento o prefeito Cantelmo Neto, o vereador Robson Fieira e secretários municipais.