O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou na quarta-feira (27) o Relatório Final de Classificação da Chamada Pública n.º 004/2020 do Programa Compra Direta Paraná. Foram classificadas 148 cooperativas e associações da agricultura familiar. Dentre essas, três estão na região Sudoeste do Paraná. A Apropal, Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas foi uma das selecionadas.

A Apropal fornecerá R$ 347,649,32 (Trezentos e quarenta sete mil, seiscentos e quarenta e nove reais, e trinta e dois centavos) em produtos que serão adquiridos dos produtores associados, e distribuídos em Palmas e outros municípios do estado nos quais a associação se inscreveu para fornecer os alimentos. Ao total, para este programa serão destinados R$ 20 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Conforme a Chefe Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SEAB, de Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, a Apropal se destacou entre as demais associações devido a organização documental, e oferecimento de produtos para suprir a demanda do programa. Ainda destaca Leunira, que a associação palmense deverá receber este ano recurso do Programa Coopera Paraná.

Por meio do Compra Direta Paraná serão adquiridos, de forma emergencial, gêneros alimentícios destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros. Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.