A experiência dos agricultores dos municípios da região Sudoeste do Paraná é referência no Estado, especialmente quando se trata da irrigação usada em pastagens.

Em Ampére, agricultores familiares estão investindo na irrigação como alternativa para melhorar os resultados técnicos e econômicos de seus empreendimentos e diminuir os riscos de perdas na produção em consequência das estiagens.

Na comunidade da Linha Santo Thomas, os agricultores familiares Aírton Joanella ferreira e Rosane Puton Ferreira estão implantando um sistema de irrigação para pastagem de gado leiteiro. Segundo o casal, o investimento foi financiado através do Pronaf, no valor de R$ 12,5 mil, com 10 anos de prazo para pagar e três de carência, a juros de 2% ao ano.

O projeto é atendido pelo Programa Irrigação Noturna e é desenvolvido em parceria com a Emater, prefeitura, entidades e empresas da iniciativa privada.

De acordo com o agricultor Aírton, a área coberta com a tecnologia é de aproximadamente 1,5 hectares, o qual poderá ser usada também como pastagens para a vacas de leite.

O agricultor conta que está otimista e diz que, com a irrigação, planeja melhor a atividade, estabelecendo um plano forrageiro para o ano todo.