Mais duas associações de produtores rurais de Saudade do Iguaçu estão sendo contempladas com novos tratores. Na manhã desta segunda-feira (8), a administração municipal entregou dois maquinários às associações de Linha Biguá e Linha Pães. Ambos, da marca LS, foram adquiridos com recursos disponibilizados via emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Giacobo (PR).

  • Compartilhe no Facebook

Nilson Seco, presidente da Associação de Linha Biguá, recebeu as chaves do novo trator. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

O investimento, segundo o prefeito Mauro Cenci foi de R$ 230 mil. Desse total, R$ 20 mil foi a contrapartida do município. Durante a solenidade de entrega, que contou com a presença de membros das associações e autoridades municipais, o prefeito destacou a importância do investimento, visto que a agricultura tem grande representatividade na economia local.

Mauro Cenci disse que é preciso investir para manter as famílias no campo, evitando inclusive que os jovens abandonem os pais nas propriedades. Segundo ele, além desses, outros equipamentos estão garantidos através de emendas parlamentares dos ex-deputados Nelson Meurer (PP) e Assis do Couto (PDT), bem como do deputado Zeca Dirceu (PT). As próximas entregas deverão contemplar a associação Iguaçu que envolve as comunidades de Linhas Urutu, Pintado, Pereira e Vista Alegre, além da São Cristóvão, Acamf, Alto Santa Rosa e Nossa Senhora Aparecida.

  • Compartilhe no Facebook

Presidente Claudinei Rombaldi recebeu o novo trator para a associação de Linha Pães. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

Ao maquinários entregues nesta segunda-feira (8) foram viabilizados pelo vereador Neidelar Bocalon (PR, que representa o deputado Giacobo em Saudade do Iguaçu. Segundo ele, essa era uma reivindicação antiga das duas associações e a oportunidade de atende-las tem um significado muito importante para seu mandato. “É nesses momentos que vale a pena estar na política, são esses momentos que tiram todo aquele peso do ombro da gente, em poder proporcionar, diante da crise que o País enfrenta hoje, dois tratores é uma alegria muito grande”, disse.

Na comunidade de Linha Biguá, o novo trator será utilizado por 35 famílias. O presidente da associação de produtores, Nilson Seco, explicou que o trator usado até então está com problemas e possivelmente seja devolvido à prefeitura. Quanto ao novo, a entidade pretende seguir as orientações dos revendedores, mantendo a manutenção de rotina, para evitar problemas, visto que o mesmo chega em boa hora e já deverá ser utilizado no plantio da safra de verão, a partir do mês de setembro.

Na associação de Linha Pães é situação não é diferente. O novo trator, que se soma a um já disponível na comunidade, será utilizado, segundo o presidente Claudinei Rombaldi, para o plantio da safra, aplicação de inseticida, fabricação de silagem, entre outras atividades nas propriedades dos associados. “Tem que agradecer né o prefeitos, os vereadores, o Neidelar né que foi pra cima do deputado Giacobo que investiu em nosso município e mandou mais dois tratores e confiou na nossa associação”, comentou.

  • Compartilhe no Facebook

Solenidade de entrega ás associações foi realizada no auditório da prefeitura na manhã desta segunda-feira (8). Foto: Deivid Melotto/Extra FM