A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) deu inicio à Campanha de Atualização de Rebanhos. Até 30 de novembro, os criadores deverão, obrigatoriamente, atualizar os cadastros de animais junto ao órgão.

Conforme a fiscal da Adapar em Palmas, Bruna Amates, normalmente a campanha ocorre em duas etapas, em maio e novembro, porém, devido à pandemia de coronavírus, foi estabelecido o novo calendário para evitar aglomerações nas repartições públicas. A orientação é que os criadores, preferencialmente, acessem o site da Adapar (http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho) para a atualização dos animais.

Lembra que o cadastramento é obrigatório e o criador que deixar de realizá-lo pode sofrer penalizações. Além disso, após 31 de outubro, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) será condicionada à comprovação do cadastro. Em Palmas e Coronel Domingos Soares, municípios atendidos pela unidade local da Adapar, a estimativa é que mais de 70 mil bovinos, além de exemplares de outras espécies, sejam cadastrados. Ouça no player abaixo: