O município de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, visando fomentar o turismo rural, lançou nesta semana a Rota Turística Rural – Caminhos da Conquista. O projeto é uma parceria da prefeitura com o Sebrae/SC. O lançamento foi marcado por um passeio de autoridades pelas propriedade participantes do programa, que trabalha com pequenos agricultores.

A Rota Caminhos da Conquista envolve 12 famílias, todas assentadas pela reforma agrária. Dessa forma, o passeio contará a história do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Abelardo Luz, constituindo também um roteiro histórico-cultural. Os visitantes acompanharão os trabalhos do dia a dia das famílias, podendo até mesmo participar de atividades do campo, como produção de leite, de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas, beneficiamento de milho, produção de mudas frutíferas e nativas, cana de açúcar, criação de aves, peixes e pequenos animais.

Além disso, o passeio conta com um roteiro gastronômico, com pães, cucas, broas, bolos, queijos, embutidos, doces e compotas, dentre outras especialidades da região. Consta na programação, visita a um memorial com exposição de objetos antigos e painéis que retratam parte da história do MST, reproduzindo inclusive os primeiros barracos utilizados durante a ocupação e utensílios da época. A visitação pode variar de 03 horas a um dia inteiro, dependendo do número de propriedades escolhidas e da necessidade dos visitantes.

As visitas devem ser agendadas pelos telefones: (49) 9959-4252 / (49) 9921-2041 ou pelo email [email protected]