Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de agosto de 2021
Rádios

Agricultores do Sudoeste pedem prorrogação de prazos para plantio da soja

Entidades entregaram solicitação ao secretário da agricultura do Estado.

Agricultura

por Guilherme Zimermann

soja-1024×768
Publicidade

Entidades representativas do setor agrícola do Sudoeste estão solicitando à Secretaria da Agricultura do Estado, a extensão do prazo de plantio da soja.

Conforme o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais da região, Ari Reisdoerfer, atualmente os produtores podem realizar o plantio até o final de dezembro, sendo a solicitação para o prazo seguir até o fim de janeiro, dadas as características da região.

De acordo com ele, anteriormente os produtores haviam obtido autorização para o plantio de soja, logo na sequência das colheitas de milho e feijão. Porém, ponto de reclamação dos agricultores do Paraná era que em Santa Catarina, a normativa era diferente, sendo mais flexível com relação aos períodos de plantio.

Dessa forma, o Ministério da Agricultura publicou em maio uma portaria, que estabelece o plantio até 28 de dezembro. No entanto, essa portaria conta com um artigo, que permite às Secretarias Estaduais de Agricultura flexibilizarem alguns pontos da norma federal.

Publicidade
Publicidade

Com isso, entidades, como a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná; Associação dos Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná; Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sudoeste do Paraná; Associação dos Municípios do Sudoeste, e lideranças do setor entregaram um documento ao secretário de estado da agricultura, Norberto Ortigara, no inicio do mês, solicitando a prorrogação nos prazos de plantio.

Apesar da sinalização positiva do secretário, os agricultores aguardam a definição, uma vez que o plantio já está em planejamento, visto que o calendário prevê a autorização para o inicio da semeadura em 10 de setembro. Ouça no player abaixo:

Publicidade