Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de março de 2021
Rádios

Agricultores da região de Palmas sofrem com estragos causados por javalis

Agricultura

por Guilherme Zimermann

Javali
Publicidade

O setor agropecuário do Oeste de Santa Catarina tem amargado sérios prejuízos por conta da ação de javalis por toda a região. Além da depredação das lavouras, os animais podem transmitir diversas doenças.

O responsável pelo setor de Defesa Sanitária Animal da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Diego Torres Severo, em entrevista à Rádio Club de Palmas, destaca que as regiões próximas ao Parque Nacional das Araucárias, entre Ponte Serrada e Passos Maia, Estação Ecológica da Mata Preta, em Abelardo Luz, e o município de Água Doce são as principais localidades onde os javalis são encontrados e todas elas fazem divisa com o município de Palmas, que, consequentemente, também registra problemas causados pelos animais.

Entre as doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, o médico veterinário destaca a hepatite E, salmoneloses e toxoplasmose, além de diversas outras doenças que podem ser transmitidas para animais, ocasionando prejuízos para a suíno e avicultura.

A única forma de controle dos javalis é a caça, que é autorizada pelos órgãos ambientais. Porém, Severo considera necessária a adoção de diversas outras práticas para que o controle populacional da espécie seja feito de maneira eficiente. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade