Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de outubro de 2026
Rádios
Publicidade

Administração avalia estragos provocados pelo temporal em Francisco Beltrão

Chuva intensa, ventos e granizo atingiram diferentes regiões e deixaram famílias e estruturas danificadas

Clima

por Deise Bach

WhatsApp Image 2026-09-01 at 17.05.28 (1)
Foto: Assessoria
Publicidade

Um forte temporal atingiu Francisco Beltrão no início da semana e provocou estragos em diferentes pontos do município, principalmente nas comunidades do interior. A Defesa Civil Municipal mobilizou equipes para atender as famílias afetadas, com apoio do Corpo de Bombeiros e de servidores de diferentes secretarias.

[Grupo RBJ de Comunicação] Administração avalia estragos provocados pelo temporal em Francisco Beltrão — Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Uma das regiões mais atingidas foi Nova Concórdia, onde 10 famílias tiveram os imóveis danificados pelo vendaval. Casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados e também foram registrados danos em coberturas de residências e galpões causados pelo granizo. Na comunidade de Divisor, outras cinco famílias foram afetadas.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdeci Priester, entre as ações realizadas estiveram a distribuição de lonas para imóveis destelhados, retirada de árvores e suporte às famílias. As equipes envolveram profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Zeladoria Municipal, Meio Ambiente, Assistência Social, Urbanismo, Secretaria do Interior e Banco de Doações.

Na tarde de segunda-feira (31), o prefeito Antonio Pedron acompanhou os trabalhos nas áreas mais afetadas e avaliou os danos e as medidas necessárias para a recuperação dos locais.

O prefeito também chamou a atenção para a importância da prevenção por parte da população, especialmente em relação ao descarte irregular de materiais, restos de obras e movimentação de terra nas vias públicas. Segundo ele, essas situações podem comprometer a drenagem e aumentar os riscos de alagamentos durante chuvas intensas.

Chuva supera 150 milímetros em dois dias

Além dos danos causados pelos ventos e pelo granizo, o volume de chuva registrado também foi elevado. Segundo o setor de Meteorologia e Estatística da Defesa Civil, foram aproximadamente 32 milímetros no domingo (30) e 120 milímetros na segunda-feira (31)

Em dois dias, o acumulado chegou a cerca de 152 milímetros. Nos últimos três meses, o município também registra um volume de chuva acima da média. O acumulado chegou a aproximadamente 799,5 milímetros, enquanto a média esperada para o período é de 417,8 milímetros.

ESF de Nova Concórdia retoma atendimento

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Nova Concórdia também foi atingida. Parte do telhado foi danificada pelos ventos, o que levou à suspensão dos atendimentos na segunda-feira (31) e na terça-feira (1º), por medida de segurança.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os reparos foram concluídos na terça-feira e a unidade retomou os atendimentos normalmente nesta quarta-feira (2).

A Administração Municipal informou que segue acompanhando os pontos atingidos e mantendo as equipes mobilizadas para atender as demandas das comunidades e executar os reparos necessários.

[Grupo RBJ de Comunicação] Administração avalia estragos provocados pelo temporal em Francisco Beltrão — Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Publicidade
Publicidade
Publicidade