Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de fevereiro de 2021
Rádios

Adapar realiza inquérito epidemiológico da febre aftosa na região de Palmas

Agricultura

por Guilherme Zimermann

adapar
Publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana o inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino do Estado. Em Palmas e Coronel Domingos Soares serão coletadas amostras de 130 animais em quatro propriedades. Esta é uma das últimas providências para o reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

Em todo o Paraná, os técnicos da Adapar visitarão 330 propriedades, coletando materiais de quase 10 mil animais. O prazo para conclusão do inquérito é de quatro semanas. Depois, as amostras serão enviadas para análise no laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que divulgará o resultado em julho. O reconhecimento de Área Livre da Aftosa sem Vacinação deverá ser oficializado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) em 2021.

Para realizar o inquérito, os técnicos da Adapar estão indo às propriedades, utilizando os equipamentos de segurança necessários neste período de pandemia do novo coronavírus.

Foto: Bruna Amates Ribas/Adapar

Publicidade