Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de junho de 2021
Rádios

Adapar orienta criadores de Palmas sobre Campanha de Atualização de Rebanhos

Em Palmas e Coronel Domingos Soares, pelo menos 70 mil bovinos deverão passar pelo recadastramento.

Agricultura

por Guilherme Zimermann

Publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) deu inicio neste mês de maio à Campanha de Atualização de Rebanhos. Em Palmas e Coronel Domingos Soares, pelo menos 70 mil bovinos, além de outras espécies, deverão passar pelo recadastramento.

A fiscal de defesa agropecuária, Bruna Amates Ribas, explica que a campanha passa a ser anual, nos meses de 01° de maio a 30 de junho. Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site www.adapar.pr.gov.br e também presencialmente na Unidade Local da Adapar, no Sindicato Rural ou Escritório de Atendimento municipal.

Ela lembra que a partir do início da campanha, a emissão da GTA (Guia de Transporte Animal) para eventos exigirá atualização da espécie a ser movimentada e a partir de 01º de junho, a emissão de qualquer GTA exigirá a atualização completa de todas as espécies cadastradas na propriedade, ressaltando que todas as espécies em criação, além de bovinos, devem ser informadas à Adapar.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, que é pagamento de multa no valor de 10 UPF’s (Unidade Padrão Fiscal), valor que ultrapassa R$ 1,1 mil. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade