Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de outubro de 2021
Rádios

Adapar alerta sobre a importância do controle de casos de raiva

Nesta terça-feira (28), é lembrado o Dia Mundial contra Raiva transmitida por morcegos

Agricultura

por Lucas Maciel

news_interna_WhatsApp_Image_20191128_at_17.00.15_3
Foto: AEN
Publicidade

O dia 28 de setembro foi escolhido para lembrar o combate e controle do vírus que provoca a “raiva”. A doença é causada por um vírus que tem três variantes associadas ao morcego da espécie “Desmodus Rotundus”, considerado o principal transmissor para herbívoros de reprodução como bovinos, equinos, ovinos e caprinos.

No Paraná o trabalho de prevenção e controle é realizado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), que fiscaliza locais onde é comum encontrar abrigos deAd morcegos da espécie.

O médico veterinário e fiscal da Adapar em Francisco Beltrão, Ayrton Cavalheiro falou em entrevista à Rádio Onda Sul sobre o trabalho da agência na região sudoeste do Paraná.:

Publicidade
Publicidade

O diagnóstico laboratorial só é possível após a morte do animal suspeito, porém, proprietários de animais herbívoros domésticos devem ficar atentos ao comportamento dos animais como salivação constante, dificuldade de locomoção e sinais de mordeduras de morcegos hematófagos. Outra orientação é que não toquem nos morcegos, vivos ou mortos, e evitem de matá-los já que por serem animais silvestres também são protegidos pela legislação ambiental.

 

 

Publicidade