Ação do Maio Amarelo reúne forças de segurança e orienta motoristas no Centro de Palmas
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e repassadas orientações sobre direção segura.
Trânsito
Uma ação educativa da campanha Maio Amarelo foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Praça Bom Jesus, no Centro de Palmas. A mobilização reuniu equipes do Detran, Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e repassadas orientações aos motoristas e pedestres sobre direção segura, prevenção de acidentes e responsabilidade no trânsito.
Em entrevista à Rádio Club, o delegado da Polícia Civil de Palmas, Pedro Bergamo Ramos, destacou que o município registra um número considerável de acidentes de trânsito, o que reforça a necessidade de campanhas educativas. Segundo ele, além dos acidentes comuns, também há registros frequentes de crimes de trânsito que demandam atuação policial e investigação.
O delegado explicou a diferença entre acidente e crime de trânsito. Conforme ele, um acidente sem agravantes normalmente é tratado na esfera civil. Já situações como embriaguez ao volante, fuga do local do acidente ou lesões causadas por imprudência podem configurar crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A campanha Maio Amarelo busca justamente reduzir acidentes e incentivar atitudes responsáveis no trânsito por meio da educação e da conscientização coletiva.