Abelardo Luz contabiliza perdas na agricultura em decorrência de estiagem
Para os pequenos produtores, as perdas podem chegar a 60%. A produção de silagem é a mais afetada.
Agricultura

O setor agrícola de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, prevê perdas de 40% devido à estiagem que afeta a região, sobretudo neste mês de março. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município está realizando a distribuição de água através de caminhões-pipa para comunidades do interior.
De acordo com comunicado emitido pela prefeitura, oito comunidades estão sendo atendidas com caminhões-pipa: Alto da Serra; Passo das Antas; Nova Aurora; Sítio Barrichello; Toldo Imbu; Assentamento Kid; e Uvaranas. Até esta sexta-feira (28), mais de meio milhão de litros de água foram distribuídos.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prevê perdas de, aproximadamente, 40%. Para os pequenos produtores, as perdas podem chegar a 60%. A produção de silagem é a mais afetada.
Apesar de uma chuva expressiva ter ocorrido nesta quinta-feira (27), o acumulado foi insuficiente diante do cenário crítico de estiagem. Há possibilidade de o Governo de Santa Catarina emitir um decreto de emergência em todo o Estado, caso a escassez de chuva persista nos próximos dias.