Modelo de Gestão da PRC 280(Pato Branco-BR 153) reuniu lideranças da região e Governo
Mais de R$ 100 milhões serão investidos entre Palmas e o Trevo do Horizonte para a construção de pistas de concreto.
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Lideranças dos municípios de Palmas, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Clevelândia e Mariópolis se reuniram nesta terça-feira(09) com representantes do Governo do Estado do Paraná, no Palácio Iguaçu, para discutir o modelo de gestão da PRC 280 entre Pato Branco e Trevo do Horizonte, na BR 153. O trecho ficou fora do plano de concessões do governo federal.
O Chefe da Casa Civil, Guto Silva, confirmou que rodovia receberá investimentos de revitalização e ampliação da capacidade de fluxo entre Palmas e Pato Branco, com a construção de 20 segmentos de terceiras faixas, com 17 quilômetros. “É uma discussão para saber se a região pretende ou não entrar no novo anel de concessões e sentir o que pensa o setor produtivo e o cidadão. É a região que vai decidir e o governo vai acatar”, disse o chefe da Casa Civil.
Para o integrante da Frente Parlamentar das Rodovias do Estado, Deputado Luis Fernando Guerra, é preciso um amplo e detalhado debate que definirá o modelo de gestão. “É um momento de muita cautela”, advertiu. Lembrou que, inevitavelmente, a privatização implica na instituição do pedágio. Não descartou a realização Audiências localizadas em Palmas, Clevelândia, Mariópolis e Pato Branco para ouvir a população.
O Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, confirmou que em breve serão iniciadas as obras no trecho entre Palmas e o trevo do Horizonte(59,9 KM) com a implantação de estrutura em concreto, num investimento de R$ 106 milhões. “Não iremos fazer tapa-buracos como ao longo de 30 anos”, disse ele.
Esclareceu que estre trecho ficou fora do Anel de Integração porque, conforme cálculos, elevaria muito o valor do pedágio, optando-se pela inserção a partir de Pato Branco em direção ao Oeste do Paraná. “Por isso que a gente não está colocando toda a extensão dela, já que haverá obras pelo governo do Estado, neste trecho em questão”, explicou.
Salientou, entretanto, que a população futuramente poderá solicitar a inclusão no sistema viário federal, que garante melhor estrutura viária aos usuários.
O vice-prefeito de Palmas, Bruno Goldoni, avaliou que o governo esclareceu sobre reforma da rodovia no território, do município e o futuro da rodovia. Antecipou também que o governo municipal está tratando da construção dos trevos de acesso à PR 449 e ao Parque Industrial. “Além desses, estamos trabalhando para reformulação de todos os trevos à cidade”, disse ele.
O Presidente do Legislativo de Palmas, Zé Maria Filho, comemorou as confirmações de obras. “Quanto à gestão da rodovia, pública ou privada, é a população é que vai dizer se quer ou não o pedágio neste trecho”, disse o vereador, que defendeu a concessão à iniciativa privada, desde que a tarifa tenha baixo valor.
O Presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIPA), Gilmar Gubert, informou que ao longo dos 142 quilômetros entre Pato Branco e a BR 153 estão previstas duas praças de pedágios com valor preliminar de R$ 6,00 e que o assunto deverá ser ampliado no âmbito da Associação para esclarecer aos empresários sobre a questão.
O Presidente da Subseção da OAB Palmas. Eduardo Tobera, salientou que a entidade irá fiscalizar todos os procedimentos e contratos, e, principalmente a execução da obra de revitalização da rodovia. Manifestou-se favorável a concessão da rodovia à iniciativa privada, desde que, o modelo adotado seja pelo menor preço do pedágio.
Também estiveram presentes o Vice-Governador do Estado, Darci Piana; Presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; Deputado Estadual, Anibelli Neto; Prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera e presidente do Legislativo, Valdir castanha;