Lideranças do Sudoeste debatem desenvolvimento da Indústria
O Forum Regional da FIEP, em Pato Branco, reunião lideranças de diversos segmentos.
Geral

Cerca de 200 lideranças empresariais e autoridades da região Sudoeste do Paraná participaram do Fórum Regional da Indústria, na última sexta-feira, 11 de abril, em Pato Branco. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná(FIEP), a iniciativa apresentou ações implantadas com base nas prioridades levantadas na primeira rodada dos Fóruns, no ano passado.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Lideranças do Sudoeste debatem desenvolvimento da Indústria — Luiz Carlos Bonotto - Presidente do Sindicato da Indústria de Marcenarias de Palmas e o empresário palmense, Roni Marini, vice-presidente da FIEP. Foto:Gelson Bampi/FIEP](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/54444770251-7959b8bcd1-h-1200x800.jpg)
Os participantes conheceram os resultados das 24 oficinas temáticas promovidas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia.
Na área de infraestrutura, o Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná (PELTi-2040) propõe uma visão interconectada entre os diferentes modais. Já o Observatório dos Pedágios, visa auxiliar o setor produtivo e a sociedade paranaenses no monitoramento das obras previstas nos novos contratos de concessão de rodovias.
Na área de empregabilidade e produtividade, foram apresentados diversos programas como o Qualifica Paraná, em que são ofertados cursos em vários municípios por meio das Escolas Móveis do Senai. Na parceria com a Secretaria da Educação (Seed), são ofertados cursos técnicos do Senai no contraturno escolar para alunos do Ensino Médio da rede estadual. O Sesi iniciou nesta semana o projeto Contraturno Escolar Mentes Criativas para fortalecer a aprendizagem e promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes do Ensino Fundamental. Já o programa Indústria Acolhedora atua na inserção de pessoas migrantes nas empresas.
Para a questão energética, foi apresentado o andamento da pesquisa para o Mapa Energético do Paraná, para identificar necessidades e oportunidades de investimento na infraestrutura energética do estado. Os participantes também conheceram a cartilha de Financiamento Energético, sobre linhas de crédito específicas para financiar soluções de eficiência energética e geração de energia limpa.
A Fiep também propôs o aprofundamento do debate sobre ações municipais de desenvolvimento industrial, assunto que será pauta de novas oficinas temáticas em todas as regiões, no segundo semestre deste ano.
Foram detalhados, ainda, os próximos passos do processo de elaboração da proposta de política industrial para o Paraná, que será baseada nos subsídios colhidos em todos esses encontros regionais, a fim de que seja apresentada aos candidatos que vão concorrer nas eleições de 2026.