Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de setembro de 2021
Rádios

10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Data faz parte das ações do Setembro Amarelo. Em cinco anos, de 2016 a 2020, 31 pessoas cometeram suicídio em Palmas.

Saúde

por Guilherme Zimermann

Capa_-_BLOG_01
Publicidade

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data também faz parte das ações do Setembro Amarelo que ocorrem ao longo de todo o mês e buscam promover a vida.

Em cinco anos, de 2016 a 2020, 31 pessoas cometeram suicídio em Palmas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A faixa etária dos 30 a 39 anos é a que tem o maior número de registros, seguida pela faixa dos 15 a 19 anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Nesse mesmo período, outras 79 pessoas tentaram tirar suas próprias vidas no município, com casos de criança menor de 10 anos até idosos com mais de 80 anos praticando o ato de diferentes formas.

[Grupo RBJ de Comunicação] 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Somente em 2021, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu 35 chamados de tentativa de suicídio em Palmas, cenário crescente e que é percebido também em outros municípios da região.

Publicidade
Publicidade

Especialistas da área da psicologia destacam que apesar do suicídio ainda ser tabu para muitas pessoas, é preciso debater o tema, pois quanto mais explicação, maiores as chances de evitar que o ato de tirar a vida ocorra.

O especialista em suicídio e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio, padre Lício Vale, destaca o papel da família na detecção e prevenção ao suicídio.

Conforme ele, o suicídio tem se tornado um fenômeno crescente entre adolescentes e jovens. Diante disso, a família, “com seu papel de Igreja doméstica”, deve criar um ambiente onde os jovens possam falar sobre seus sentimentos, sem serem julgados e poderem ser acolhidos nas suas emoções. Ouça no player abaixo:

Publicidade