Projetos que farão parte da Campus Party Pato Branco são apresentados no lançamento da Science Duck

por Guilherme Zimermann em 9 de junho de 2017 9:43
por Guilherme Zimermann em 9 de junho de 2017 9:43

Foi lançado nesta quinta-feira (08), no Parque Tecnológico de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, o Science Duck, uma espécie de extensão voltada à ciência, composta por projetos e maratonas que acontecerão durante a Inventum (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Pato Branco Campus Party Weekend, marcadas para a segunda quinzena de outubro.

As oito competições apresentadas na ocasião, prometem mexer com a criatividade de Pato Branco e região, trazendo para a cidade soluções inovadoras produzidas por pessoas de diversas regiões do País. Isso porque a iniciativa envolverá todos os níveis da Educação, desde séries iniciais, passando pelo Ensino Médio e pelas graduações, contemplando diversas áreas.

Fazem parte do Science Duck as seguintes competições e projetos: Desenvolvendo Talentos, Maratona do Conhecimento, Concurso de Aplicativos, Copa Paraná de Counter Strike (CS), Concurso de Pontes de Macarrão, Competição de Eficiência Energética, Campeonato de Lançamento Balístico e a Corrida Maluca. O lançamento recebeu a participação de lideranças, autoridades, representantes das entidades parceiras e de instituições de Ensino Superior da cidade e região.

Entendendo o Science Duck

A nova turma do Desenvolvendo Talentos ofertará 40 vagas para jovens a partir de 16 anos, preferencialmente alunos da rede pública. As inscrições seguem até 30 de junho, no site do NTI (http://www.ntipr.org.br). Na Inventum, os alunos realizarão um Hackathon, criando projetos e soluções a partir do que aprenderão. Outra novidade é que o tema “cidade inteligente” será debatido nas escolas municipais, nas turmas de 4º e 5º anos, pela Maratona do Conhecimento, realizada pela Secretaria de Educação e Cultura, cujos resultados serão apresentados na feira.

Na Competição de Eficiência Energética, estudantes de graduação e de cursos técnicos aplicarão diversos conceitos de mecânica em carros motorizados. A competição também contará com automóveis de outras regiões do País. As inscrições são até 15 de julho.

Já o Concurso de Aplicativos, patrocinado pela Fiep e pelo Sindimetal, terá dois temas: Cidades Inteligentes e Indústria 4.0, cuja premiação, até o 5º lugar, totalizará R$ 25 mil. As inscrições são de 15 de junho a 15 de setembro, sendo abertas para a comunidade em geral. “Temos exemplos de aplicativos que contribuem na dinâmica, mobilidade e qualidade de vida das cidades. O objetivo do concurso é justamente esse, poder utilizar essas ideias de forma efetiva na nossa cidade e nas estratégias de gestão pública”, comentou Géri.

Outro projeto será o Concurso de Pontes de Macarrão, que tem tudo para mobilizar os cursos de engenharia existentes em Pato Branco e região, tendo em vista que a modalidade, além de popular, oportuniza que os acadêmicos coloquem em prática princípios importantes estudados em sala de aula, pois uma ponte de macarrão pode sustentar mais de 500 quilos. As inscrições são de 15 de junho a 31 de agosto.

A Copa Paraná de Counter Strike (CS), realizada em parceria com o Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, terá diversas ações relacionadas a games, com inscrições a partir de 15 de julho, seguindo até atingir o limite de 64 equipes. Já o Campeonato de Lançamento Balístico, outra novidade, utilizará conceitos de física para construir o equipamento para lançar objetos, priorizando precisão e distância para alcançar o melhor lançamento. As inscrições são até 30 de junho.

Destaque também para a Corrida Maluca, patrocinada pela empresa CBS, que reunirá alunos de colégios estaduais de toda a região, por meio da parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), sendo coordenada pelo curso de Engenharia Mecânica da UTFPR – Câmpus Pato Branco, e objetiva estimular a criatividade dos alunos, o trabalho em equipe, o empreendedorismo e o conhecimento científico, pois cada escola receberá um chassis e orientação de acadêmicos para construir o carro, pensando desde a identidade visual, nas rodas, no sistema de frenagem, nos componentes tecnológicos, entre outros. A avaliação dos protótipos considerará quesitos de segurança, velocidade, tecnologias embarcadas, distância de frenagem, criatividade e até mesmo a coreografia utilizada na apresentação. As inscrições são de 15 de junho e 30 de julho.

Mais informações sobre as inscrições e participação nos projetos, podem ser obtidas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo endereço http://smcti.patobranco.pr.gov.br, no site oficial da Inventum, http://www.inventum.org.br, ou pelo telefone (46) 3220 – 6080.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar