MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Projeto do IFPR Palmas é finalista em Concurso de Aplicativos na Inventum 2017

por Guilherme Zimermann em 13 de outubro de 2017 13:36
por Guilherme Zimermann em 13 de outubro de 2017 13:36

Aplicativo

Projeto desenvolvido por acadêmicos e docentes do curso de Sistemas de Informação do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é um dos cinco finalistas do Concurso de Aplicativos da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Pato Branco (Inventum), que inicia nesta sexta-feira (13).

Smart Bus

O Smart Bus é um aplicativo para smartphones que oferece aos usuários de transporte público, a possibilidade  de obter informações em tempo real sobre a localização do ônibus. Através da ferramenta, o usuário poderá visualizar e acompanhar a posição exata do ônibus, o itinerário e o tempo que levará da sua localização até o ponto de ônibus mais próximo.

O Concurso de Aplicativos, promovido pela Fiep (Federação das Insdústrias do Paraná) e pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná), buscou projetos em dois temas: “Cidades Inteligentes” e “Indústria 4.0”.  A iniciativa visa estimular a criação e utilização de aplicativos que contribuam na dinâmica, mobilidade e qualidade de vida, otimizando a prestação de serviços aos cidadãos. A cerimônia de premiação está marcada para este sábado (14), às 20h, durante a Inventum, no espaço Sebrae.

Além do Smart Bus, o curso de Sistemas de Informação também participou do concurso com o Salve-se, aplicativo de gestão de riscos e prevenção de desastres. Ambos os projetos estarão em exposição no stand do IFPR durante os seis dias da feira.

O Campus Palmas também irá apresentar outros quatro projetos na área de inovação. Os cursos Técnico em Alimentos e bacharelado em Farmácia estarão apresentando espumantes e cervejas produzidos a partir de frutas típicas do município.

Também será apresentado o aplicativo El Mochilero, um jogo digital educacional resultante de pesquisa da docente do curso de Letras do IF Palmas, Daiane Padula Paz, para sua dissertação de Mestrado em Informática na Educação. O objetivo do jogo é ensinar aspectos socioculturais dos países hispanofalantes para o desenvolvimento da competência intercultural de aprendizes de espanhol.

Por sua, o curso  de Biologia está presente na Inventum com a Estufa Inteligente. Por meio de sensores de umidade do solo e temperatura é realizado o monitoramento da estufa através do smartphone, que recebe todas as informações em tempo real, tendo o controle, por exemplo, da quantidade de água necessária para o desenvolvimento das plantas.

A Inventum

A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum inicia nesta sexta-feira (13). Neste ano, a feira conta com a parceria do Instituto Campus Party, até então inédita no Sul do Brasil, na realização da Campus Weekend Pato Branco, que acontecerá neste final de semana, dias 14 e 15.

Os portões do Parque de Exposições de Pato Branco estarão abertos para visitação a partir das 19h, quando acontecerá a cerimônia de abertura da Inventum 2017. Na ocasião, estarão reunidas autoridades e lideranças estaduais, assim como representantes das entidades parceiras, que ao lado do prefeito Augustinho Zucchi e do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, oficializarão o início da programação.

Nos dias 14 e 15 de outubro, quando acontece a Campus Weekend, o acesso à feira será das 10h às 22h. Nos demais dias, de 16 a 18 de outubro, a visitação será das 08h30 às 22h. A programação da Inventum contará com competições de robótica nacionais, corrida de drones, competição de eficiência energética, concurso de aplicativos, participação de museus de ciência, espaço de games, cosplay, experiências com realidade virtual, festival de rock universitário, palestras, workshops, conferências, camping, e muito mais.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar