Pato Branco é a primeira cidade do Brasil a oferecer monitoramento em tempo real na Educação Infantil

por Francione Pruch em 6 de setembro de 2018 16:44
por Francione Pruch em 6 de setembro de 2018 16:44
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria

O aplicativo Smart Baby, instalado nos CMEIS dos bairros Parque do Som e São Cristóvão, transmite em tempo real o cotidiano do ambiente / Foto: Assessoria

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou nesta terça-feira, dia 04, o lançamento do Smart Baby, um aplicativo que transmite em tempo real o cotidiano do ambiente educacional para os pais dos alunos. É a primeira vez no Brasil que o aplicativo é oferecido pela rede pública de Educação, sendo que, para a realização do projeto, o Município investiu cerca de R$ 17 mil reais em recursos próprios. Neste primeiro momento, a tecnologia foi instalada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) dos bairros Parque do Som e São Cristóvão. Após as avaliações iniciais, ele poderá ser implantado em outras unidades.

O diretor comercial da Smart Baby, Juliano Ferreira Chiapim, fez parte da solenidade de lançamento e explicou que o software oferece diversas ferramentas de interação, como calendário com os eventos do CMEI e acompanhamento da evolução, cognitiva e motora, da criança. A inovação também oferece, aos pais, o acesso em plataforma web, pelo computador, e em smartphones.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ser a primeira cidade do Brasil a oferecer um aplicativo de monitoramento em tempo real pela Rede Municipal de Educação, vai ao encontro do projeto administrativo idealizado. “Ao construir os novos CMEIS, buscamos fazer uma estrutura modelo e, agora, ao implantarmos o Smart Baby, queremos oportunizar que a tecnologia seja aliada na construção do conhecimento. Nosso compromisso está em oferecer, sempre, o melhor para os pato-branquenses”, ressaltou Zucchi.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, disse que o dia foi memorável para a Educação de Pato Branco, tendo em vista a conquista de 7.5 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado pela manhã (04) – e o pioneirismo na implantação deste tipo de aplicativo em um CMEI público. “Estamos muito satisfeitos em proporcionar isso aos nossos alunos e às suas famílias. É por meio destas conquistas que recebemos o reconhecimento da dedicação dos profissionais da Rede Municipal de Educação. Acompanhamos a felicidade nos rostos das crianças e o sucesso dos nossos alunos ao participar das avaliações. O cuidado diário da nossa equipe, aliado ao estímulo e presença dos pais, fará a diferença no futuro de cada criança”, comemorou a secretária.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Vilmar Maccari evidenciou a representatividade da nova conquista para Pato Branco. “A cada dia, concretizamos mais o nosso título de cidade inteligente, por meio de gestos e atitudes como esta, que despertam os educadores e os pais para novas possibilidades metodológicas na educação das crianças”, comemorou Maccari.

Para Roberta Gardasz, coordenadora do CMEI Parque do Som, a utilização dos equipamentos e do software proporcionará uma nova dinâmica no trabalho de toda a equipe. “Estamos satisfeitos com a aquisição, pois contribuirá para a agilidade na rotina dos professores, principalmente na comunicação com as famílias. Facilitará, também, para os pais saberem da rotina de seus filhos ao receberem, por exemplo, os resumos diários em casa”, disse Roberta.

A coordenadora do CMEI Eliza Padoan, no Bairro São Cristóvão, Danielli Prado de Siqueira, acredita que o Smart Baby será um diferencial. “O aplicativo veio para complementar nossas atividades, favorecendo, principalmente, a comunicação com os pais, que poderão saber como o filho se alimentou durante o dia, qual o cardápio, se dormiu bem e como foi a interação dele nas atividades. Acredito que será algo muito bom para todos os envolvidos”, avaliou Danielli.

Compartilhar