MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Parceria entre prefeitura e Sebrae promove I Hackathon Bituruna

por Guilherme Zimermann em 9 de agosto de 2018 13:55
por Guilherme Zimermann em 9 de agosto de 2018 13:55

A prefeitura de Bituruna, Sul do Paraná, em parceria com o Sebrae, promove nos dias 01º e 02 de setembro, o I Hackathon Bituruna, uma maratona de programação voltada a programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de projetos tecnológicos.

O objetivo é criar um banco virtual para ser utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino no projeto “Empreende Bituruna”. A melhor ideia do Hackathon receberá uma premiação em dinheiro.

Podem se inscrever, a partir do próximo dia 15, acadêmicos e profissionais das áreas ligadas à tecnologia da informação. Durante o evento, em grupos, os participantes criarão um projeto de plataforma digital para depósito das “Biturunecas”, o dinheiro fictício utilizado para compra do material escolar que é doado pelo Prefeitura aos alunos. Após análise de uma banca julgadora, será escolhido o melhor projeto que terá 90 dias para ser desenvolvido e implementado.

Empreende Bituruna

O objetivo do projeto é realizar a entrega lúdica dos materiais escolares aos alunos das escolas municipais. Cada estudante recebeu “Biturunecas”, dinheiro fictício para “comprar” os materiais, estimulando a disciplina financeira, o cuidado com os bens adquiridos e mecanismos de troca, como forma de incentivo à formação de jovens empreendedores.

O Empreende Bituruna está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura e conta com o apoio do Sebrae, parceiro na execução do programa Cidade Empreendedora.

No inicio do primeiro semestre, os alunos, utilizando o dinheiro de “brincadeira”, puderam adquirir itens como lápis, réguas, borrachas, canetas, massinha de modelar, tintas e cadernos. Em sala de aula, os professores orientaram os alunos a fazer seu planejamento antes da compra. Neste segundo semestre, os estudantes poderão realizar novas aquisições.

Compartilhar