Curso de Engenharia Elétrica da Unisep promove competição de robôs

por Francione Pruch em 3 de julho de 2017 16:08
por Francione Pruch em 3 de julho de 2017 16:08

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Parece cena de filme de ficção científica, mas assistir e participar de um combate robótico atualmente é parte do aprendizado dos acadêmicos do 3º período de Engenharia Elétrica, na Unisep de Francisco Beltrão. Utilizando a plataforma Arduíno e diversos sensores para construção, os estudantes promoveram nesta semana um combate entre carrinhos robôs no estilo sumô: vence aquele que empurra o adversário para fora do ringue.

A atividade é uma das muitas práticas inovadoras de ensino que a instituição vem adotando para estimular seus acadêmicos. “A tecnologia aplicada à automação faz parte do cotidiano do engenheiro eletricista. Com uma atividade até divertida, como o combate de robôs, demonstramos fundamentos básicos para o controle de equipamentos eletrônicos, que é um campo de infinitas possibilidades”, explica o coordenador Leandro Paiter.

O coordenador se diz bastante satisfeito com os resultados alcançados pelos acadêmicos já no 3º semestre. “Quando lançamos este desafio envolvendo tecnologia e amparados em equipamentos atuais e versáteis, percebemos um empenho ainda maior por parte dos acadêmicos, a motivação aumenta e o aprendizado é maior”. Ele adianta que a cada ano, até a conclusão do curso, os estudantes irão promover novos protótipos. “Essas práticas irão aumentar gradativamente de qualidade e complexidade conforme eles vão adquirindo novos conhecimentos nas disciplinas.”

 

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar