Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Campeonato de Lançamento Balístico será uma das atrações do Tecsul 2018

por Francione Pruch em 21 de junho de 2018 15:19
por Francione Pruch em 21 de junho de 2018 15:19
Esta matéria utiliza fontes de: Assessoria

O Tecsul 2018 acontecerá em Pato Branco de 24 a 29 de setembro, com aproximadamente 100 horas de programação voltada à tecnologia e à inovação. Neste ano, o evento está sendo realizado pelo Município de Pato Branco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (FADEP), acadêmicos do quarto ano de Administração da UTFPR, Sebrae/PR, SESI, Rotaract Amizade UTFPR, Genkos e demais entidades promotoras.

Serão seis dias de palestras, minicursos, hackathon e competições, entre elas o Campeonato de Lançamento Balístico, que está com as inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 22 de junho. Este será o terceiro Campeonato de Lançamento Balístico, promovido pela UTFPR, por meio do Departamento Acadêmico de Física do Câmpus Pato Branco (DAFIS), em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Pato Branco (FADEP). O evento ocorrerá no dia 28 de setembro, com início às 09h, na Pista de Atletismo da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

A competição tem por objetivo a unificação dos conhecimentos teóricos com a aplicação prática, visando a integração da disciplina de Física com as disciplinas técnicas, dos diversos cursos de engenharia das universidades promotoras, envolvendo também a região Sudoeste do Paraná.

Podem participar acadêmicos de qualquer faculdade da região e alunos do Ensino Médio, devidamente matriculados. Cada equipe poderá ter entre 3 e 5 integrantes, com no mínimo 2 alunos de curso superior. No evento, equipes de acadêmicos dos cursos da região, desenvolvem o projeto, constroem o equipamento e competem no lançamento de uma bola de tênis, no quesito maior alcance e melhor exatidão.

De acordo com o regulamento, o equipamento somente poderá utilizar energia potencial elástica ou gravitacional para o lançamento do projétil. O lançamento de exatidão avaliará a proximidade do projétil lançado em relação a um alvo posicionado a 20,0 m de distância, enquanto o lançamento de alcance avaliará o lançamento de maior alcance horizontal. Será também avaliado o projeto e apresentação das equipes.

Quanto à premiação, serão entregues troféus às equipes: campeã, vice-campeã, melhor apresentação, melhor projeto, melhor exatidão; e o melhor alcance. Também será entregue certificado de participação, com carga horária de 30h, tempo estimado para o desenvolvimento e construção do equipamento de lançamento.

As inscrições para o Campeonato de Lançamento Balístico devem ser feitas pelo endereço: http://www.pb.utfpr.edu.br/lancamentobalistico.

 

Programação

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, as demais atrações da programação do Tecsul 2018 estão sendo definidas. “Realizamos reunião semanais, juntamente com os membros da Comissão Organizadora e das entidades parceiras, visando preparar uma programação voltada ao empreendedorismo e ao estímulo à inovação. Queremos reunir e envolver estudantes, profissionais e a comunidade em geral”, destaca.

Assim como ocorreu nas edições anteriores, a participação na programação do Tecsul 2018 será gratuita, mediante inscrição para certificação. O site e o período de inscrições para as demais atrações, serão divulgados na sequência.

Compartilhar