Personal esclarece dúvidas: Estou treinando da forma correta?

por Juliana Raddi em 14 de Abril de 2018 21:42
por Juliana Raddi em 14 de Abril de 2018 21:42

O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM, nesta manhã de terça-feira (10). O profissional comentou e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas.

 

“Entrei em uma academia para emagrecer, mas na balança não mudou nada. Será que estou fazendo alguma coisa de errado? Quantos quilos eu deveria ter emagrecido com 4 meses de academia?”

Magnus esclarece que essa é uma pergunta difícil de responder, pois envolve indicadores, “falar em quantidade de quilos ou qualquer outro valor que seja percentual de gordura, massa magra, quilos, qualquer indicador é sempre complicado.  A maioria das pessoas quando quer emagrecer colocam na cabeça, ‘ah eu quero perder 10 Kg em 3 meses’ ou ‘eu quero perder 20 kg no esse ano’, então isso é uma maneira de você conduzir uma meta para que você tenha um objetivo alcançado. Lembrando que ela não pode ser muito arrojada e também não pode ser uma meta solta que vai te colocar numa zona de conforto.”

(Imagem ilustrativa)

Segundo o profissional, a ciência preconiza que uma redução de percentual de gordura gerando em termos de 3% de gordura no período de 2 a 3 meses é saudável, que vai evitar o efeito rebote. Porém, isso se refere ao percentual de gordura e não peso corporal, por isso é fundamental fazer uma avaliação física antes e contar com acompanhamento.

“Com relação à sua pergunta se você está fazendo algo errado ou não, provavelmente o professor da academia adotou uma estratégia com exercício anaeróbico utilizando exercícios trabalho de força, de resistência. É uma possibilidade de você estar emagrecendo também fazendo exercício de força, mas tudo isso te dar uma resposta positiva ou não em relação a tua nutrição. Então, dependendo da tua nutrição, independente do treinamento que você faça, ela pode ocasionar emagrecimento ou não”, esclarece.

Magnus comenta ainda que o processo do treinamento físico é como potencializar o emagrecimento, “não quer dizer que você fazendo exercício físico aeróbico, como a bicicleta por exemplo vai fazer com que você emagreça mais do que fazer exercício muscular. O importante é que o treinador adotou uma estratégia e você pode estar vindo ganhar massa muscular, aumentar o seu peso na balança e está perdendo gordura e reduzir seu peso na balança. Se ganha um ou perde um, na balança não muda nada.” Por fim, o personal destaca a importância de realizar uma avaliação física, “converse com seu treinador, faça uma avaliação física com ele aí sim, você alinha os objetivos com ele e com certeza você vai atingir o resultado esperado”, orienta.

Confira o programa na íntegra:

Compartilhar