Leandre debate embargo à carne de frango com ministro da Agricultura

por Evandro Artuzzi em 9 de Maio de 2018 16:15
por Evandro Artuzzi em 9 de Maio de 2018 16:15
Esta matéria utiliza fontes de: Redação com assessoria

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou de uma reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O objeito do encontro, que contou com a presença de outros parlamentares, foi debater medidas para conter a crise gerada pelo embargo da União Europeia às importações de carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros, entre eles, oito localizados no Paraná.

Nos próximos dias, a União Europeia (UE) deve publicar uma resolução, contendo as regras que os frigoríficos impactados pelo embargo devem seguir para que o mercado seja reaberto. Enquanto isso, a Câmara dos Deputados autorizou a criação de uma comissão especial para debater o tema. A deputada Leandre fará parte da comissão, que será composta 34 membros titulares e 34 suplentes.

“Nós acreditamos que este embargo está muito mais relacionado a questões de mercado do que questão sanitária como a União Europeia alega”, disse a congressista paranaense.

Por isso, segundo Leandre, a comissão especial que debaterá o tema está programando uma viagem à Europa, para participar de discussões e reuniões com os países que criam os maiores empecilhos à compra de carne de frango brasileira. “Também queremos conversar com o parlamento destes países e, principalmente, é necessário conhecer a linha de produção deles”, acrescentou Leandre. Outra função da comissão, segundo ela, é estudar uma reforma na legislação que faz a fiscalização e inspeção sanitária da produção de frango no Brasil.

“A economia da região Sudoeste é bastante atingida com esse embargo. Por isso, nós solicitamos ao ministro que nos ajude a trabalhar com uma espécie de socorro. Porque a gente sabe que a problemática vai atingir a ponta da cadeia produtiva. Ou seja: o agricultor que trabalha com a criação de frangos em aviários”, comentou Leandre.

Compartilhar