MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Francisco Beltrão conta com o Disque Idoso

por Angela Maria em 6 de novembro de 2018 9:47
por Angela Maria em 6 de novembro de 2018 9:47

Francisco Beltrão conta com o Disque Idoso, conforme a lei 3.745, de 23 de junho de 2010. Através do 165, os idosos e a população como um todo podem pedir informações e principalmente denunciar maus tratos ou qualquer tipo de violência contra a terceira idade. O Disque Idoso funciona junto à Assistência Social do município e atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e na parte da tarde das 13h às 17h.

Valtemir Gomes assistente social, explica no que consiste o 165. “É uma linha telefônica gratuita, onde recebemos a situação, verificamos e encaminhamos a denúncia para os órgãos competentes ao caso.” Valtemir relatou ainda, o número e o tipo de denúncias mais frequentes desde a implantação do serviço. “Infelizmente são muitas notificações. Nunca recebemos uma denúncia que um vizinho ou conhecido tenha maltratado um idoso, todas são do âmbito familiar, e pior, geralmente dos filhos.”

O serviço é anônimo, ou seja, os denunciantes têm suas identidades totalmente preservadas, e por se tratar de um serviço gratuito, o 165 só recebe ligações de telefones fixos.

Compartilhar