MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Brasil lidera ranking de raios

por Angela Maria em 10 de outubro de 2018 9:27
por Angela Maria em 10 de outubro de 2018 9:27

Os brasileiros devem redobrar o cuidado com raios durante a primavera e o verão. A incidência nesta época do ano é ainda maior. O Brasil lidera o ranking de países com maiores índices de raios, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 2012 e 2017 caíram uma média de 77,8 milhões por ano em todo o País.

Para se proteger, o Inpe recomenda evitar atividades ao ar livre e em campo aberto, como gramados e praias; ficar ao lado de carros, tratores, árvores ou cercas; andar de bicicleta ou moto e encostar em objetos metálicos ou que conduzem eletricidade, como telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores; e também não se acolher em um abrigo aberto, como toldos e varandas.

Apesar de ser um fato que assusta a todos, os casos de pessoas atingidas por raios que são considerados fatais estão entre 5 e 10% somente. A corrente elétrica liberada por raios pode, no entanto, trazer problemas neurológicos e queimaduras, o que pode afetar diretamente a saúde e a coordenação motora.

Um caso recente de vítima fatal em decorrência de raio foi uma mulher de 32 anos de Coronel Vivida. O fato ocorreu no dia 15 de novembro. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital Santa Rita em Ampére, posteriormente removida ao Hospital Regional em Francisco Beltrão e transferida ao hospital especializado em Londrina na região Norte do Paraná onde acabou falecendo no começo de outubro, 5. Vânia estava realizando trabalhos na propriedade junto com o esposo quando foi atingida pelo raio.

Compartilhar