MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Unisep desenvolve projeto “Farmácia Escola” para ajudar diabéticos

por Francione Pruch em 19 de Março de 2018 18:13
por Francione Pruch em 19 de Março de 2018 18:13

Caroline e Jessica / Foto: Francione Pruch

O curso e Farmácia da Faculdade Unisep (Campus de Francisco Beltrão) está desenvolvendo o projeto “Farmácia Escola”. A proposta é orientar os diabéticos do município, auxiliando no controle de remédios, atividades físicas e alimentação. Além de oportunizar ao acadêmico os primeiros contatos com pacientes e trabalhos em farmácias.

Para a Coordenadora do Curso de Farmácia, Caroline Muzhoz, “ele tem como objetivo fazer um acompanhamento farmacoterapêutico do paciente. A nossa farmacêutica vai fazer um atendimento específico com esses pacientes que querem aprender mais sobre a doença, os medicamentos. Ela também vai fazer um acompanhamento do paciente e dos medicamentos que usam durante o mês ”.

O projeto atende os pacientes na Farmácia do Bairro da Cango, toda quinta-feira, no período da manhã e tarde. É necessário agendar o atendimento pelo telefone (46) 9 9972 1974. Nesse primeiro momento a preferência são os diabéticos que participam das reuniões do Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão.

Com 15 dias de trabalho sendo aplicado na prática, já é possível apontar os erros mais comuns durante o tratamento de diabetes. “Durante a conversa, a gente notou que eles têm muita dificuldade com a aplicação da insulina, o armazenamento, como usar as seringas e os medicamentos via oral. Com isso passam mal com o tratamento e abandonam”, diz a farmacêutica, Jessica Biezus.

Compartilhar