MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Saúde alerta sobre prevenção contra Meningite

por Angela Maria em 9 de outubro de 2018 13:49
por Angela Maria em 9 de outubro de 2018 13:49

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está repassando orientações para a comunidade sobre atitudes de prevenção em relação a meningite, uma doença transmitida por via respiratória, através de gotículas de saliva expelidas por meio da fala, espirro, tosse, beijo ou compartilhamento de objetos pessoais.

No município nenhum caso foi registrado este ano, já na região central do estado, em Virmond, foram seis casos de meningite meningocócica. Em 2017, foram notificados 1.052 casos de meningite meningocócica no Brasil, 215 deles na Região Sul, a segunda com maior número de notificações.

Os principais sintomas da meningite são febre alta repentina, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e em alguns casos também aparecem manchas na pele. Nos bebês nem sempre há febre. A melhor forma de prevenção da meningite é manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal, lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar contato com secreção oral de pacientes com infecções virais ou bacterianas sem tratamento, além da vacinação.

É sempre importante pais e responsáveis estarem atentos ao calendário vacinal, do nascimento aos 14 anos, especialmente.

Compartilhar