MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Mês de prevenção ao suicídio teve várias ações de sensibilização em Francisco Beltrão

por Angela Maria em 3 de outubro de 2018 9:57
por Angela Maria em 3 de outubro de 2018 9:57

Neste ano aumentou o número de pessoas engajadas que trabalham na prevenção do suicídio, e a novidade foi a criação do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio (CMPS). Outro fator que contribuiu, foi a divulgação do 188, que funciona em todo o Brasil, de forma gratuita. Conforme destacou a coordenadora do Departamento de Saúde Mental aqui de Francisco Beltrão, Marina Thibs, o CMPS foi criado através do Departamento de Saúde e outros parceiros, por sentir a necessidade de realizar um trabalho em rede, articulado a outros serviços e instituições.

Marina salientou ainda que o trabalho foi intensificado, mediante a complexidade da situação através dos números de suicídios e das tentativas notificadas, e que não só no Setembro Amarelo, mas em todo o ano, as ações continuarão para que a sensibilização e prevenção aconteça de forma concreta. “As ações continuam, o Comitê por exemplo, foi criado desde o começo do ano, dando visibilidade nessa questão tão complexa, o trabalho é e será intenso todo ano.”

Conforme dados da Secretaria de Saúde, entre 2012 e 2017, foram 71 suicídios em Francisco Beltrão. Neste ano, 6, e 70 tentativas notificadas.

Compartilhar