MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Hospital São Francisco vai se descredenciar do SUS, 90 funcionários serão demitidos

por Francione Pruch em 26 de novembro de 2017 20:30
por Francione Pruch em 26 de novembro de 2017 20:30

Hospital São Francisco / Foto: Google

Hospital São Francisco / Foto: Google

O Hospital São Francisco (HSF), em Francisco Beltrão, anunciou na semana passada o descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital permanece atendendo até 31 de dezembro. Com a decisão, a direção da unidade de saúde adianta que nas próximas semanas 90 funcionários serão demitidos.

Durante entrevista à Rádio Onda Sul FM, no sábado (25) pela manhã, a Coordenadora do hospital, Isolde Baggio disse que as negociações ocorrem desde 2016. “Essas negociações começaram, não deram certo, em virtude disso o hospital solicitou o descredenciamento. Temos o prazo de seis meses até que os gestores organizem outro serviço. Esse prazo encerrou no dia 31 de outubro. Em outubro teve reuniões também, em comum acordo com a promotoria, secretaria de saúde e a oitava regional de saúde, assumimos o compromisso de manter o hospital aberto até 31 de dezembro, mediante o aporte financeiro de mais R$ 600 mil”.

A unidade de saúde atende Francisco Beltrão e mais 26 municípios da região. Segundo dados do hospital, por mês são mais de 2 mil atendimentos, sendo 500 internações.

Atualmente o HSF tem 180 funcionários ativos, com a decisão de parar de atender pelo SUS, deve se confirmar nas próximas semanas a demissão de 90 colaboradores. “A nossa demanda hoje de atendimento de 70% via SUS. Como não teremos mais o SUS para atender a partir de janeiro, agora no final de novembro e começo de dezembro teremos 90 demissões”, afirma à coordenadora.

Em 2018 o hospital será remodelado, começando pelo nome, onde passará se chamar Instituto Abraço. Além disso, serão mantidos atendimentos particulares. “O hospital vai continuar aberto para atendimento de convênios e particulares, e para os municípios que desejem comprar serviços, por isso abrimos o Instituto Abraço”, frisa Isolde.

Em conversa com o Prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o mesmo preferiu não se manifestar sobre o tema. Mas destacou que no começo desta semana um posicionamento oficial da administração era repassado a população.

 

Assista a entrevista completa sobre o desligamento do HSF do SUS.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar