MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Fumacê será aplicado em bairros próximos ao Parque de Exposições

por Francione Pruch em 8 de Março de 2018 17:30
por Francione Pruch em 8 de Março de 2018 17:30

A secretária de saúde aplica nesta semana o Fumacê Pesado, em 42 quarteirões próximos ao Parque de Exposições Jaime Canet Junior, em Francisco Beltrão. A medida visa combater o mosquito aedes aegypti. Segundo o último levantamento do Liraa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), a infestação de larvas do mosquito chegou a casa de 8%, nessa região.

“A gente decidiu fazer a solicitação desse fumacê pesado, justamente para prevenir alguma epidemia de dengue. São 42 quarteirões, uma média de 20 quilômetros”. Comenta a coordenadora do setor de endemias, Tania Lise.
A região cujo trabalho está sendo realizado são nos bairros Vila Nova, Miniguaçu e Luther King. A aplicação acontece das 05 horas às 10 horas e das 17 horas às 21 horas, caso o tempo possibilite a aplicação.

Tania orienta a população quando o fumacê estiver passando pelo bairro. “As orientações são, abrir as janelas e portas, cobrir gaiolas de passarinhos, lavar e trocar a água dos bebedouros dos animais e se tiver horta, lavar bem as verduras”.

No final de março, outro levantamento do Liraa deve ser realizado em Francisco Beltrão. Enquanto o estudo não sai, a população pode colaborar no combate, tirando dez minutos por semana para olhar o quintal e eliminar recipientes que acumulem água.

 

 

Compartilhar