Em Chopinzinho 48% do público alvo já estão imunizados contra a gripe

por Edson Zuconelli em 4 de Maio de 2018 11:35
por Edson Zuconelli em 4 de Maio de 2018 11:35

A campanha de vacinação contra a gripe em Chopinzinho, sudoeste do estado, iniciada no mês de abril, já imunizou 48% do público alvo nesta primeira etapa. A vacina esta disponível nas três Unidades de Saúde da cidade, Unidade Central, bairro Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida.

Na cidade, cerca de seis mil pessoas se enquadram nos grupos prioritários que são pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto (puérperas), além de profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, e professores das instituições públicas e privadas. Até o momento 2892 pessoas já foram vacinadas.

No próximo sábado, dia 12 de maio, acontecerá uma intensificação na vacinação chamada de Dia D. Neste dia as três unidades de saúde da cidade estarão atendendo a população para a imunização das 8h às 11h30 e das 13h às 17 horas. Para tomar à vacina as pessoas devem levar a carteira de vacinação.

A prevenção está diretamente ligada à higiene. Confira as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus:

Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

Utilizar lenços descartáveis;

Deixar o ambiente sempre ventilado;

Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Compartilhar