Clevelândia desenvolve projeto com pilates para a terceira idade

por Ivan Cezar Fochzato em 18 de julho de 2018 16:13
por Ivan Cezar Fochzato em 18 de julho de 2018 16:13
Clevelândia

O governo municipal de Clevelândia, no Sudoeste do Paraná,  por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo o programa de Pilates para a Terceira Idade. O objetivo é aprimorar as políticas públicas para a população idosa com a promoção da qualidade da vida e saúde e maior inserção na sociedade de forma mais autônoma e participativa.

As atividades  para os idosos com idade acima dos sessenta anos, são orientadas pelas fisioterapeutas, Laís Sbrussi e Samara Rodrigues. São desenvolvidas em encontros semanais,  às quintas-feiras, com duração de uma hora. Cada grupo é composto por onze participantes que seguem um programa de exercícios, adaptados ás necessidades de cada aluno.  Explicam que o método aplicado trabalha o desenvolvimento da força, bem como, alongamento de outras partes do corpo com exercícios de baixo impacto e poucas repetições.

Conforme o Secretário de Saúde, Rafael Barboza, o perfil dos idosos se modificou muito nos últimos anos. Estão mais ativos fisicamente e sempre buscando ampliar suas relações sociais, sendo essencial que continuem se exercitando para melhorar a qualidade de vida.

Advertiu que a falta de cuidados de prevenção, através de uma atividade física, por exemplo, pode ocasionar dores, insônia, dentre outras consequências sociais como dependência  para a mobilidade, sem falar dos acometimentos neurológicos.

Nesse sentido,  o Pilates age como facilitador da flexibilidade, da força muscular, realinhamento e estabilização postural e fluxo respiratório. “A independência e, até mesmo, a autoestima destes idosos são beneficiadas”, disse o secretário.

Compartilhar