Campanha de imunização contra a gripe atinge 11 mil pessoas em Francisco Beltrão

por Francione Pruch em 7 de Maio de 2018 17:58
por Francione Pruch em 7 de Maio de 2018 17:58

A Campanha de vacinação contra a gripe prossegue em Francisco Beltrão. Até o momento, mais de 11 mil pessoas do grupo prioritário foram imunizadas ao longo de 14 dias. Mesmo com estoque de vacina baixo , o trabalho foi focando em algumas Unidades de Saúde, sendo do Bairro Alvorada, Cango, Vila Nova, Pinheirinho e Padre Ulrico. A expectativa é que o governo repasse até quarta-feira, dia 09 de maio, mais um lote do medicamento.

“Como é o Ministério da Saúde que abastece todos os estados, ele tem racionado, mandado por etapas. Nós ficamos sem na semana passada. Na sexta-feira recebemos uma remessa pequena para que a população não ficasse sem”, comenta a Secretária Municipal de Saúde, Aline Biezus.

Segundo informações da 8ª Regional de Saúde, nesta semana devem chegar ao sudoeste o quarto lote, totalizando 15 mil vacinas que serão distribuídas entre 27 municípios.

Devem ser vacinadas pessoas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Dentre o grupo preconizado, em Francisco Beltrão o índice de vacinação segue baixo no grupo e crianças, apenas 31% de cobertura. Na outra ponta da idade, os idosos, dos 8.450 aptos a tomar a vacina, 5.200 já foram imunizados.

Segundo Aline, “temos o vírus circulando no município, já tivemos seis casos confirmados. Esses pacientes já foram medicados, tratados e se recuperando”.

 

 

Compartilhar