Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Após liberar ao público geral, em menos de uma hora zera o estoque de vacinas

por Francione Pruch em 25 de junho de 2018 17:37
por Francione Pruch em 25 de junho de 2018 17:37

Depois de ser prorrogado três vezes, a campanha nacional de vacinação contra a gripe chega à reta final. Hoje (25) as vacinas que sobraram foram destinadas para o público em geral. Em Francisco Beltrão, as poucas doses duraram menos de uma hora nas cinco unidades onde foi disponibilizada.

“Como tínhamos poucas doses decidimos centralizar. Foram cinco unidades, durou bem pouco. Temos registro de algumas unidades que não ficaram nem meia hora vacinando”, comenta a coordenadora do setor de Epidemiologia, da Secretária Municipal de Saúde, Kátia Schimitz.

Na campanha deste ano a meta era vacinar em Francisco Beltrão 22.952 pessoas. A imunização tingiu 99% do público-alvo, que era composto por idosos, crianças, gestantes e mães até 45 dias após o parto, professores da rede pública e privada, pessoas privadas de liberdade, indígenas e trabalhador de saúde.

Se comparado com outras cidades brasileiras, as crianças de gestantes foram os grupos que registraram os menores índices de imunização. A vacina foi aplicada 77% das crianças, já as gestantes 81,5%, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 90%.

Segundo Kátia, “não é um número de que gostaríamos, porque realmente precisávamos que todas as crianças e gestantes fossem até a unidade de saúde. A campanha foi prorrogada três vezes, as pessoas tiveram a oportunidade de se vacinar. Mas o que nos deixa contente é que no geral atingimos 99% do público-alvo”.

 

Segunda dose para crianças

Com o estoque zerado, agora o foco é imunizar as crianças que devem tomar a segunda dose da vacina. Os pais têm o prazo de 30 dias, após a primeira aplicação para levar as crianças até a unidade de saúde.

“As crianças que precisam fazer a segunda dose, foi informado os pais. Se não fizer não terá a imunidade garantida. Essas doses foram guardadas e está disponível a esse público”, afirma Kátia.

Caso os pais tenham dúvidas, a data está marcada na carteirinha de vacinação da criança.

 

Compartilhar