Terá início hoje a “13ª Semana de Filosofia” no Instituto Sapientia de Filosofia

por Luiz Carlos em 12 de setembro de 2017 10:46
por Luiz Carlos em 12 de setembro de 2017 10:46

1 Terá início nessa terça-feira, 12, às 19h20min, a cerimônia de abertura da 13ª Semana de Filosofia, no Instituto Sapientia de Filosofia (Francisco Beltrão), instituição ligada à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Às 19h30min, acontecerá a primeira conferência com o tema: “Angústia e Teoria Social em Sigmunt Bauman”, com o professor doutorando Paulo Roberto Schneider (Francisco Beltrão).

Na quarta-feira, 13, às 19h30min, a conferência: “O homem contemporâneo em seus dramas existenciais”. O conferencista será Dr. Érico Oliveira Peres (Francisco Beltrão).

A terceira conferência será na quinta-feira, às 19h30min, com o tema: “Angústia, sofrimento e dor em Kierkegaard e Michel Henri”. O conferencista será o professor Dr. Silvestre Grzibowski (UFSM – Santa Maria-RS. Finalizando a Semana de Filosofia, na sexta-feira, 15, às 19h30min, haverá Mesa redonda com a presença dos três palestrantes da semana.

A proposta desta Semana Acadêmica de Filosofia encontra sua motivação na realidade da pessoa humana movida por tantos desafios e inquietações. A diagnose atual mostra que o século atual é o século do inconformismo, dramas, dúvidas e angústias. Conviver com uma verdade torna-se o foco das inquietações, pois, há muitas “verdades” em luta e por toda a parte. Tradições questionadas. Ideais afrontados. Esperanças destruídas. A razão perde espaço para os impulsos irracionais. Nesse universo sem esperança e sem crença, onde se encontra um homem abandonado em si próprio, cabe procurar a contribuição de intelectuais para superar essa crise. Não basta apontarmos o problema existencial com suas dores, necessita-se refletir porque ele se instaurou.

Certificação 

Para frequência superior a 75% nas Conferências, será fornecido certificado de 32 horas pela UNISEP. Nos demais casos, será apenas fornecido declaração de participação pelo Instituto.

 

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar