Paróquia de Pranchita celebrou 50 anos

por Luiz Carlos em 28 de novembro de 2017 8:58
por Luiz Carlos em 28 de novembro de 2017 8:58

3A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Pranchita, celebrou 50 anos de sua criação, no dia 26 de novembro, domingo. Às 15h, foi celebrada santa Missa presidida pelo Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pároco, Pe. Oldemar José Weber e demais presbíteros. Durante o dia houve a Festa das Tendas, com cada pastoral, movimento produzindo alimentos que foram servidos gratuitamente aos participantes.

História

A Igreja Católica começou a mostrar seus primeiros sinais da organização em Pranchita, a partir de 1945, quando o Pe. Aurélio Canzi recebeu, da Prelazia de Palmas-PR, a incumbência de atender o Sudoeste Paranaense.       Numa dessas visitas, Pe. Aurélio motivou os moradores a construírem uma Capela. Este pedido foi atendido em 1948, quando a comunidade construiu a primeira Capela. E em 1950 chegaram os primeiros padres designados a atender a comunidade de Pranchita: Pe. José Afonso Vandersnickt e Pe. Úlrico Staeljanssens. A primeira imagem, Nossa Senhora do Carmo, foi doada por Cipriano Pissini e Júlio Giongo. Neste mesmo ano, realizou-se a primeira festa da comunidade, em 17 de Julho. Em 1967 ocorreu a instalação da Paróquia tendo como Padroeira Nossa Senhora do Carmo.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.