Paróquia Cristo Rei de Renascença celebra a Solenidade de Corpus Christi

por Luiz Carlos em 1 de junho de 2018 10:28
por Luiz Carlos em 1 de junho de 2018 10:28

Nessa quinta-feira, 31 de maio, em comunhão com toda a Igreja, celebramos a tradicional solenidade católica de Corpus Christi, que acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.  Corpus Christi, que vem do latim e significa “Corpo de Cristo“, celebra a importância da Eucaristia “Santa Ceia”, instituída por Jesus. A celebração consiste em missa, procissão, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Na cidade de Renascença essa festa tradicional não acontecia a mais ou menos uns 25 anos. Para este dia foram confeccionados 160 metros de tapete, sendo 15 metros para cada pastoral. Segundo o Padre Tarcisio Camilo, ms, “o tapete vem carregado do espírito cristão da experiência em comunidade, pois traz além de símbolos eucarísticos a representação da vivência de cada pastoral, grupo e movimento, envolvidos na confecção”.

A organização e criatividade dos fiéis envolvidos na construção do tapete reforçam o papel, a importância e protagonismo dos leigos, em consonância ao Ano do Laicato, proposto pela Igreja para este ano.

Crianças, Jovens e adultos participaram dos preparativos para a confecção do tapete, desde o mês de março. E, neste feriado, levantaram cedo desde as 07h30min para começar a construir os desenhos que ficaram prontos até o horário da missa, às 15 horas. Vale ressaltar que a igreja estava lotada de víeis que vieram cumprir seu dever de cristão neste dia.

Mais de 10 pastorais (grupos e movimentos) envolvidas nessa construção, uns ajudando os outros. Foram utilizados diversos materiais para a confecção dos tapetes, como: sal, erva, serragem, panos, fibras e desenhos etc. Tudo para exaltar o significado da Eucaristia para os fiéis católicos.

Por Liliane Candioto Stein

Compartilhar