Inaugurada a sede nacional da Pastoral da Pessoa Idosa em Curitiba

por Luiz Carlos em 18 de dezembro de 2017 9:29
por Luiz Carlos em 18 de dezembro de 2017 9:29

1Na última sexta-feira, 8 de dezembro, um sonho se concretizou. Foi inaugurada a nova sede nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, em Curitiba, sendo a primeira vez nos 14 anos de PPI que a coordenação tem uma sede própria. Estiveram presentes na cerimônia autoridades, colaboradores, parceiros e alguns voluntários da PPI.

O imóvel da nova sede foi cedido pela Ação Social do Paraná (ASP) em 2014, quando a PPI completou 10 anos. No espaço, funcionava o Asilo Santa Clara, que estava desativado, pois todas as moradoras haviam sido transferidas para o Asilo São Vicente de Paulo. Desde então, foram três anos de reformas, o que só foi possível graças a doações de diversas pessoas e organizações.

De acordo com o padre José Aparecido, coordenador da ASP e vice-presidente da PPI, houve até propostas comerciais para o uso da casa, mas a alegria é maior em tê-la mantido para o objetivo de dar qualidade de vida para a pessoa idosa. O padre enalteceu o trabalho dos voluntários da pastoral e a importância da atenção à causa da pessoa idosa.

IMG_8211Em seu discurso, a coordenadora nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli, agradeceu às pessoas e organizações parceiras da pastoral, assim como os voluntários. Em especial, a irmã dedicou a inauguração da sede a duas mulheres importantes para a causa da pessoa idosa: a fundadora do Abrigo Santa Clara, Erondina Bittencourt, e a fundadora da PPI, Dra. Zilda Arns.

“A preocupação de ambas se voltava ao bem-estar das pessoas idosas. Aqui estamos inaugurando ou reinaugurando esta obra, dando assim continuidade ao sonho de ambas”, afirmou a coordenadora. “Antes, o Santa Clara abrigava um pequeno grupo de mulheres em vulnerabilidade social. Agora, a mesma casa servirá para garantir um trabalho voltado às pessoas idosas a nível nacional”, concluiu.

3O Arcebispo de Curitiba e presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom José Antonio Peruzzo, realizou a bênção à nova casa. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pela PPI ao longo dos anos e as vitórias alcançadas. “Quando a causa é abraçada com paixão, até a casa chega, mesmo quando não se consegue vislumbrar tempos e endereços”, assegurou.

Atualmente, a pastoral acompanha 142.315 pessoas idosas, visitadas todos os meses em suas casas. Essas visitas são feitas por 19.744 voluntários, em 4.777 comunidades de 877 municípios em todos os estados do Brasil. Fonte: PPI nacional.

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar