MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Dia Nacional da Juventude será celebrado neste 21 de outubro

por Angela Maria em 17 de outubro de 2018 8:18
por Angela Maria em 17 de outubro de 2018 8:18

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018 acontecerá no dia 21 de outubro. O evento acontece em todo o país. Aqui na Diocese de Palmas/Francisco Beltrão a programação será feita no Seminário Menor na cidade de Palmas. O tema deste ano é “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. O objetivo do evento é unir os jovens de todo o Brasil para caminhar e sonhar juntos, como pede o Papa Francisco: “A paralisia faz-nos perder o gosto de desfrutar do encontro, da amizade, o gosto de sonhar juntos, de caminhar com os outros”

Padre Marcos Tonial, assessor diocesano da Pastoral Juvenil entende que o tema deste ano nos acomete à reflexão da busca por dias melhores e mais fraternos. “O tema se volta para o jovem como consultor da paz. Um dia para refletirmos e celebrarmos junto deles, o mundo de hoje muitas vezes, se mostra conturbado de tanta violência, e o nossos jovens devem ser agentes de evangelização e paz.”

Este ano o DNJ conta com um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros, porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Compartilhar