Conselho Diocesano de Pastoral estuda a Iniciação à Vida Cristã

por Luiz Carlos em 23 de outubro de 2017 9:23
por Luiz Carlos em 23 de outubro de 2017 9:23

1Nos dias 20 e 21 de outubro, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou o segundo Conselho de Pastoral de 2017, com o tema “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários” – Doc. 107 da CNBB, assessorado pelo Pe. Luiz Alves de Lima (Padre salesiano, da comunidade São Tomás de Aquino, Lapa – São Paulo, e professor do curso de Teologia do Campus Pio XI do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – e membro do Grupo de Reflexão Bíblico-catequético da CNBB). O encontro foi na Casa de Formação Divino, em Francisco Beltrão.

Disse Pe. Luiz Lima que o processo de iniciação à vida cristã requer novas disposições pastorais. Que é necessário perseverança, docilidade à voz do Espírito, sensibilidade aos sinais dos tempos, escolhas corajosas e paciência, pois se trata de um novo paradigma. Acrescentou que a Igreja deve retomar a dimensão missionária e que a iniciação à vida cristã é viver o evangelho diariamente: “A missão está no centro da fé cristã e da vida eclesial”.

7Pe. Luiz destacou que a renovação da Catequese no Brasil iniciou na década de 80, com o Pe. Zeca (MSC), que era Coordenador Nacional da Catequese e que morava em Francisco Beltrão: “A renovação da Catequese nasceu aqui. Essa Diocese tem uma caminhada muito grande, possui uma catequese bastante avançada”. Enfatizou que a Igreja, hoje, pede um passo a mais, adotando a dinâmica da iniciação cristã. A diferença da catequese tradicional se dá no processo de educação da fé e tem a participação da liturgia, as celebrações, a oração, a Sagrada Escritura, e que essas questões estão reforçadas com o RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos).

O Conselho teve a participação do bispo diocesano, padres, diáconos, coordenações diocesanas de pastorais e movimentos.

Dando continuidade ao estudo da Iniciação à Vida Cristã, Pe. Luiz Lima assessorou o encontro, nos dias 21 e 22 de outubro, no mesmo local, com coordenações paroquias de catequese e membros de equipes de liturgia.

Pe. Luiz Alves LIma

Os comentários para esta matéria estão desabilitados. Caso deseje comentar sobre este conteúdo, fique a vontade em utilizar o botão do Facebook logo no inicio da matéria para compartilhar seus comentários através de seu perfil na rede social.
Compartilhar