MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Após morte de Dom Agenor, Diocese de União da Vitória elege seu novo Administrador

por Guilherme Zimermann em 14 de Fevereiro de 2018 14:54
por Guilherme Zimermann em 14 de Fevereiro de 2018 14:54

Padre Mário Glaab, Administrador da Diocese de União da Vitória

Com a morte do bispo diocesano, Dom Agenor Girardi, no último dia 08, os rumos da Diocese de União da Vitória passam a ser conduzidos pelo padre Mário Fernando Glaab, eleito Administrador Diocesano pelo Colégio de Consultores. O sacerdote estará à frente da Diocese até a nomeação de um novo bispo por parte do Papa. Não há prazos para que essa designação aconteça.

O Administrador Diocesano tem os mesmos poderes e obrigações do bispo diocesano, em tudo o que não for próprio da natureza e do caráter do bispo, não podendo, por exemplo, ordenar um diácono ou padre, isso porque, para a ordenação requer-se caráter episcopal.

Natural de Porto Vitória, padre Mário tem 61 anos, dos quais 33 anos dedicados à vida sacerdotal. É Licenciado em Teologia Dogmática, pela Universidade Santo Tomás de Aquino, de Roma.  Atualmente ocupa a diretoria do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória e também atua como assessor diocesano para o Ecumenismo.

Em seu primeiro pronunciamento como Administrador, padre Mário salienta que seu trabalho será o de continuidade e preparação da Diocese para a vinda de um novo bispo. Reconheceu certo temor em assumir o novo cargo, mas afirma que baseou-se no texto de Provérbios capítulo 3, versículo 5: “Confia no Senhor com todo o teu coração e não te fies em tua própria inteligência”, para dizer o seu “sim” e encarar esta nova “missão”.

Compartilhar