Sessão solene homenageia primeira legislatura em Saudade do Iguaçu

por Marcos Monteiro em 11 de junho de 2018 13:05
por Marcos Monteiro em 11 de junho de 2018 13:05

Aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 08, em Saudade do Iguaçu nas dependências da Câmara Municipal uma homenagem aos vereadores da Primeira Legislatura Saudadense. Uma iniciativa da mesa diretiva através do Presidente Neidelar Bocalon, fez um reconhecimento aos Edis que ajudaram na confecção de Leis como Lei Orgânica, regimento interno, bem como a emancipação do município.

Durante a Solenidade o Presidente Neidelar, falou da importância: “Vivemos um momento impar e emocionante que se resume em um reconhecimento aqueles vereadores que viveram as dificuldades do início, que viajaram a Capital Curitiba sem ter o mínimo de conhecimentos com os deputados e que dividiram os custos da viagem para que hoje pudéssemos ter um município rico e pujante como é saudade do Iguaçu”, destacou o Presidente. Presente na solenidade o Prefeito Municipal, Mauro Cesar Cenci, disse que a história precisa ser reconhecida pois as dificuldades eram muitas em um período em que não se tinha internet, não se tinha celular e a comunicação era dificultosa. “Hoje damos continuidade a um crescimento que foi iniciado lá atrás e por isso o nosso reconhecimento. Nos resta destacar a nossa gratidão a todos que foram homenageados nessa oportunidade” disse o chefe do executivo.

Histórico e vereadores homenageados:

O ano era 1991 – Mesmo após a Lei nº 22 de 1960, que criava a chamada “Lei dos Distritos”, Vereadores da representação política do que hoje é território Saudadense, verificaram que ainda não havia o Distrito de Saudade do Iguaçu. Propuseram então, a criação de tal distrito, sugestão esta que foi aprovada por unanimidade e através da Lei nº 1.105 de 1991 que foi sancionada pelo presidente do Legislativo do Município de Chopinzinho – Walmir Badalotti, no dia 12 de dezembro de 1991 nascia o Distrito de Saudade do Iguaçu.

Mais tarde, Vereadores do então distrito, unidos a própria população local, levantaram a bandeira do “Municipalismo” e com o apoio do Deputado Estadual Anibal Khury, a solicitação foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, através da Lei Estadual nº 9.941 de 1º de março de 1992.

No ano seguinte, precisamente em 1º de janeiro de 1993, tendo como Governador do estado do Paraná Roberto Requião de Mello e Silva, fora instalado oficialmente o “MUNICÍPIO DE SAUDADE DO IGUAÇU”, que teve como primeiro prefeito o Senhor Luiz Giacomini.

Em sua 7º Legislatura, a Câmara Municipal de Saudade do Iguaçu em reconhecimento a história cultural dos Saudadenses, os Vereadores prestaram homenagem aos ex vereadores da 1º Legislatura deste Município, ocorrida entre os anos de 1993 á 1996.

O Primeiro homenageado da noite, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano 1969, Agricultor e na época membro do partido PFL, obteve um total de 146 votos, ex vereador AZENIR DOS SANTOS CAMBRUZZI.

O Segundo homenageado, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano 1974, Agricultor, e na época membro do partido PMDB, obteve um total de 112 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de 2º Secretario do poder Legislativo nos anos 1995 e 1996, o ex Vereador COMERCINDO VERONA.

O Terceiro homenageado, fixou residência em Saudade do Iguaçu no ano de 1989, professor aposentado e na época membro do partido PMDB, obteve um total de 87 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de Vice Presidente do poder Legislativo nos anos 1995 e 1996, in memoriam do ex Vereador CYPRIANO BETT  a homenagem foi entregue ao seu filho VALDECIR BETT.

O Quarto homenageado da noite, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano 1960, Agricultor e na época membro do partido PFL, obteve um total de 127 votos, ex Vereador DIRCEO MOREIRA.

O Quinto homenageado, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano de 1973, na época comerciante e membro do partido PDT, obteve um total de 114 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de Segundo Secretario do poder Legislativo nos anos 1993 e 1994, ex Vereador EUCLIDES GALLINA.

O Sexto homenageado, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano de 1976, motorista e na época membro do partido PST, obteve um total de 107 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de Vice Presidente do poder Legislativo nos anos 1993 e 1994, ex Vereador LUCIR ANTÔNIO CONFORTIN.

O Sétimo homenageado, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano de 1983, comerciante e na época membro do partido PTB, obteve um total de 153 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de Primeiro Secretario do poder Legislativo, o ex Vereador NILCIO BITENCOURT DA SILVA.

O Oitavo homenageado, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano de 1978, contador e na época membro do partido PFL, obteve um total de 118 votos. Durante a legislatura, ocupou o cargo de Presidente do poder Legislativo nos anos 1995 e 1996, ex vereador FRANCISCO AVELINO BOCHIO.

O Nono e último homenageado da noite, reside em Saudade do Iguaçu desde o ano de 1967, Professor e na época membro do partido PMDB, obteve um total de 163 votos. Durante a legislatura, foi o Primeiro Presidente do poder Legislativo deste município nos anos 1993 e 1994, ex Vereador GILMAR BERTOLDI.

Na mesma noite foi entregue pela câmara municipal de Saudade do Iguaçu uma moção de aplausos e congratulações ao SARGENTO LUÍS VOLMAR CORREA – instrutor do PROERD, pelo ótimo trabalho que vem realizando junto ao município.

 

Compartilhar