Microrregião de Palmas tem mais de 10 mil eleitores filiados a partidos

por Guilherme Zimermann em 5 de Fevereiro de 2018 14:38
por Guilherme Zimermann em 5 de Fevereiro de 2018 14:38
PalmasCoronel Domingos SoaresMangueirinhaHonório SerpaClevelândia

Os eleitores da microrregião de Palmas que são filiados a partidos políticos somam quase 10,1 mil, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que têm como referência o mês de dezembro de 2017. Os filiados, que estão divididos entre 31 siglas, representam mais de 14% de todo o eleitorado da microrregião.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) é o maior partido na região, com quase 1,9 mil filiações, cerca de 18,7% de todos os filiados. Em seguida está o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), com 984 membros. O PDT (Partido Democrático Trabalhista) soma 872 filiados; o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), 750; e o PT (Partido dos Trabalhadores), 739, fechando o ranking das cinco maiores siglas, em número de filiados.

Democratas, PR, PPS e PSC somam mais de 500 filiações cada. O PP totaliza 484. Ainda PV, PSD, PSB e PC do B ficam acima dos 200 filiados cada um. Já PRB, Solidariedade, PSL e PEN contabiliza mais de 100 filiações.

O Podemos (antigo PTN), PRP, PROS e PSDC contam com mais de 50 membros. Os menores partidos são PSTU, Avante (antigo PT do B) e o Novo, com 1 filiado cada.

Esses números deverão apresentar alterações, uma vez que os interessados em votar nas eleições deste ano, têm até o dia 9 de maio para requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

Já os eleitores que pretendem concorrer nas eleições, podem se filiar ou trocar de partidos até 07 de abril, seis meses antes do pleito, que ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

Os paranaenses deverão eleger 30 deputados federais, 54 deputados estaduais, dois senadores, o governador do Estado e o seu vice, além do presidente e o vice da República.

Compartilhar