MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Ex-comandante do Exército em Palmas é cotado para o Ministério dos Transportes

por Guilherme Zimermann em 29 de outubro de 2018 10:32
por Guilherme Zimermann em 29 de outubro de 2018 10:32

Um oficial do Exército Brasileiro com passagem pela 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, de Palmas, Sul do Paraná, está entre os cotados para assumir um dos ministérios do governo de Jair Bolsonaro.

Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, Bolsonaro confirmou quatro nomes que o auxiliarão a partir de janeiro de 2019. Para o Ministério da Fazenda foi confirmado o nome do economista Paulo Guedes. Para a Casa Civil, foi escolhido o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Na Defesa o escolhido é o general reformado Augusto Heleno e na pasta de Ciência e Tecnologia, o tenente-coronel da Força Aérea e primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

Para a pasta dos Transportes, que pode ser renomeada para Ministério da Infraestrutura, o cotado é o general da reserva Oswaldo de Jesus Ferreira, 64 anos, que foi um dos coordenadores do plano de governo de Bolsonaro. O general, que chegou ao posto máximo da carreira como chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, foi o primeiro comandante da 15ª Companhia de Engenharia de Combate, em Palmas, no ano de 1983.

Gen Ferreira (ao centro) durante visita à 15ª CIA em janeiro de 2017. (Foto: Arquivo/15ª Cia Eng Cmb)

A unidade do Exército foi criada em 1982, sendo instalada oficialmente em janeiro de 1983, a partir da extinção do 2° Esquadrão Independente de Cavalaria. Na ocasião, o Major Veterinário Roberto Alves Barreto repassou o comando da unidade para o então Capitão de Engenharia, Oswaldo de Jesus Ferreira, que seguiu à frente da unidade entre os anos de 1985 a 1987.

Compartilhar