Show promovido pela Rede Bom Jesus de Comunicação e Rádio Onda Sul FM de Francisco Beltrão

Com nova prorrogação, proprietários de áreas rurais têm até maio para efetuar o CAR

por Guilherme Zimermann em 4 de Janeiro de 2018 8:54
por Guilherme Zimermann em 4 de Janeiro de 2018 8:54

Atendendo a demanda de entidades representantes do setor agropecuário, o governo brasileiro prorrogou, mais uma vez, o prazo para inscrição ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de adesão ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA). O novo prazo para registro é 31 de maio de 2018.

De acordo com a última atualização do CAR, 418 imóveis rurais localizados em Palmas, Sul do Paraná, foram cadastrados, o que representa 97,4 mil hectares – cerca de 67% da área rural do município.

No início de dezembro, a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), enviou ofício ao governo federal ressaltando a necessidade de ampliar o prazo em função das dificuldades de acesso a plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Desde o início de novembro, a ferramenta apresentava problemas que impediam que produtores rurais realizassem a inscrição. Além disso, milhares de produtores que realizaram o cadastro estão recebendo alertas de inconsistência nas suas declarações.

Os proprietários que não realizarem o cadastramento perderão benefícios previstos no Novo Código Florestal, como a suspensão de multas administrativas por corte irregular de vegetação no imóvel e a possibilidade de regularizar áreas de Reserva Legal. Além disso, poderão ser impedidos de conseguir linhas de crédito e financiamentos. No Paraná, os cadastros são homologados pelo IAP, que repassa as informações para o Governo Federal, responsável pelo gerenciamento do CAR.

Compartilhar