MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Usina Tradição Piloto terá torres de 140 metros, as mais altas do Brasil

por Ivan Cezar Fochzato em 26 de setembro de 2018 10:37
por Ivan Cezar Fochzato em 26 de setembro de 2018 10:37

Duas inovações tecnológicas serão serão empregadas no Parque Eólico Tradição Piloto, a construído a partir de fevereiro de 2019, em Palmas, sul do Paraná. Além das maiores do Brasil, o empreendimento energético inaugurará um novo modelo de torres para sustentar os aerogeradores.

Ilustrativa/internet

Ao confirmar início das obras, o Diretor do Grupo Enercons, Ivo Pugnaloni, também anunciou que as torres terão 140 metros de altura e serão feitas de treliças metálicas, diferente das que estão instaladas tanto no município de Palmas, quanto de Agua Doce. “Queremos aproveitar a excelente jazida de ventos de altitude na região de Palmas, instalando as torres mais altas já construídas no Brasil até agora”, afirma,  Ivo Pugnaloni.

Com capacidade de gerar 6,6 MW, o conjunto gerador faz parte da primeira etapa  de construção do Complexo Eólico Palmas(CEP) II,  que totalizará 200 MW, através de oito complexos geradores, em 100 torres. O empreendimento associa as empresas Enerbios, Ventos do Sul, Cia Ambiental e a alemã, Innovent. “A energia desse primeiro Parque Eólico, já está vendida. Permanecemos abertos a novos investidores nacionais e estrangeiros, bem como de empresas de Palmas e região interessadas na aquisição de energia renovável e muito mais barata do que no mercado regulado cativo.”, destacou.

 

Sobre a utilização de torres metálicas, o Diretor da Inovvent, Paulo Yazbek, diz que são muito usadas na Europa, na China e na Índia, mas ainda desconhecidas no Brasil, já que estas possuem igual resistência, mas sofrem muito menor tração lateral do vento.

Compartilhar